Avenida Marília, 1890 - 87470-000 - Centro
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Requião inaugura centro que integra ensino básico e superior em Maringá
 
Requião inaugura centro que integra ensino básico e superior em Maringá
 
08/03/2010
Crédito:

O governador Roberto Requião inaugurou, nesta quinta-feira (4), o Centro de Integração Educação Básica - Ensino Superior, no campus da Universidade Estadual de Maringá. O centro faz parte do Programa de Desenvolvimento Educacional, que capacita professores da rede estadual de ensino (de 5.ª à 8.ª séries e do ensino médio) e envolve cerca de mil professores das instituições públicas de ensino superior. Também participaram da inauguração as secretárias da Educação, Yvelise Arco-Verde, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto.

“Com a inauguração deste edifício, perenizamos o PDE. Todas as universidades estaduais do Paraná terão uma estrutura como esta, para que a qualificação de nossos professores não pare, independente de governos. Temos no Paraná professores tão ou mais inteligentes que no resto do mundo. Tínhamos, quando assumimos este governo, o desafio de horizontalizar a educação paranaense. Vamos transformar este projeto em política de governo”, afirmou o governador

O programa de formação continuada é voltado à melhoria da educação básica. “Com o PDE, nossos professores podem trabalhar em seu desenvolvimento intelectual. Eles passam um ano fora da sala de aula, ampliando seus conhecimentos na universidade e, no segundo ano, passam 25% de seu tempo na faculdade”, explicou Requião.

ESTRUTURA – Com investimento de R$ 1,5 milhão, com a construção, compra de elevadores e de equipamentos de informática, o prédio conta com quatro salas de aulas, um anfiteatro para 230 pessoas, além de salas de atendimentos climatizadas, secretarias e sanitários. “O PDE está consolidado. Nós valorizamos professores não apenas com salários maiores, mas com qualificação. Este é o início de uma nova etapa, em que professores da rede pública de ensino trazem sua experiência para a universidade e, aqui, podem encontrar soluções para seus problemas”, disse a secretária da Educação.

“Tínhamos um problema de distanciamento entre a escola e a universidade. Com o PDE, vimos a integração das duas áreas acontecer. O projeto da nova unidade foi elaborado por professores da UEM”, disse Yvelise Arco-Verde.

O bloco foi equipado com 60 computadores, instalados em laboratório de informática. O prédio, com 1.300 metros quadrados, possui banheiros adaptados para cadeirantes e rampas de acesso aos blocos. “O PDE é um dos mais importantes programas de governo porque ele integra os dois níveis de ensino. Temos mil professores orientando o PDE. É o conhecimento democratizado, o maior bem que um governo pode ter é a educação de qualidade”, afirmou Lygia Pupatto.

“Um dos grandes desafios da educação é a cooperação. Melhoria no ensino só será possível com a integração. A construção desse prédio é uma demonstração que o PDE é um programa sério, perene, que trará benefícios muito positivos à população. Esta política de governo deveria ser exemplo para outros estados”, acentuou o reitor da UEM, Décio Sperandil.

PROGRAMA – O PDE funciona na UEM desde 2007, onde é desenvolvido pela Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Nestes três anos, já atendeu a mais de mil professores na instituição. Até então, a universidade ocupava diversos espaços no campus para as atividades do programa. A partir de agora, todo o trabalho será realizado no novo bloco.

“O ensino superior público nunca recebeu tantos investimentos de um governo. As transformações já estão acontecendo. Foram investidos ao longo dos últimos sete anos R$ 200 milhões apenas em infraestrutura e pesquisa. Para as universidades, este período foi um divisor de águas”, destacou o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Públicas, Antônio Alpendre.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Alunos da rede estadual do Paraná representam quase 40% dos aprovados na UFPR
» Alunos da rede estadual do Paraná representam quase 40% dos aprovados na UFPR
» Capacitação aborda ações que favorecem a ressocialização
» Professores da rede estadual farão cursos especiais no Canadá
» Cursos do Família Paranaense somam 2.500 certificados
» Escolas estaduais vão receber o dobro do Fundo Rotativo
VER TODAS