Avenida Marília, 1890 - 87470-000 - Centro
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Eleições
 
Eleições no Sudão não seguiram padrão internacional, diz UE
 
17/04/2010
Fonte: Terra

A chefe da missão de observação eleitoral no Sudão da União Europeia (UE), Veronique de Keyser, disse neste sábado que as eleições do país, realizadas entre os dias 11 e 15 de abril, não se ajustaram aos padrões internacionais.

"As eleições gerais sudanesas enfrentaram muitas dificuldades para poderem ser consideradas um processo eleitoral conforme os padrões mundiais", ressaltou a responsável europeia, em entrevista em Cartum. No entanto, destacou que "o passo dado (com a realização do pleito) é decisivo para seguir com a aplicação do acordo de paz com o sul do país".

Este acordo, assinado entre o Governo e o Exército Popular de Libertação do Sudão em 2005, pôs fim a uma guerra de 20 anos entre o sul cristão e o norte árabe e muçulmano. O acordo de paz contempla um referendo sobre a possível separação do sul.

Por outra parte, Veronique destacou que a presença de observadores locais nas eleições no Sudão "são um indício do desejo de impulsionar uma mudança democrática" no país.

As eleições presidenciais e parlamentares realizadas na semana passada em nível nacional e provincial, as primeiras pluripartidárias em 24 anos, foram marcadas por erros técnicos e pelo boicote das principais formações políticas opositoras.

 

 
 Outras Notícias
» Novo instituto incorpora órgãos ambientais do Paraná
» Parceria entre Estado e BID gera R$ 287 mi em obras e projetos
» Paraná é o primeiro Estado a emitir Documento Nacional de Identidade
» Estado tem primeiro plano para pessoas com deficiência
» Sistema de políticas habitacionais do Paraná é premiado
» Estado repassou quase R$ 170 milhões para rodovias municipais
VER TODAS