Avenida Marília, 1890 - 87470-000 - Centro
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / UEM é a melhor universidade do Paraná
 
UEM é a melhor universidade do Paraná em avaliação do MEC
 
15/01/2011
Fonte: Gazeta do Povo

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi considerada a melhor universidade do Paraná pelo Índice Geral de Cursos (IGC) de 2009, divulgado nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

A UEM obteve nível 4, com 356 pontos. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A UFPR recebeu 350 pontos e a UEL, 329. Ambas também foram classificadas com nível 4.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTRPR) também foram classificadas com nota 4.

Todas as outras universidades do Paraná foram classificadas com nível 3.

Nenhuma universidade foi obteve nível 5, o maior do IGC.

Centros universitários

Os centros universitários paranaenses oscilaram entre os níveis 2 e 3. A instituição melhor pontuada foi o Centro Universitário Francisco do Paraná (FAE), de Curitiba, com 292 pontos.

As outras três melhores pontuadas foram o Centro Universitário de Maringá, com 275 pontos; Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), de Curitiba, com 259 pontos; e o Centro Universitário Filadélfia (UniFil), com 233 pontos. Todas as instituições foram classificadas com nível 3.

Faculdades

Entre as faculdades, a variação de níveis foi maior: quatro instituições foram agraciadas com nível 4; 74 receberam 3; 55 obtiveram 2; uma única ficou com 1; e 18 não foram classificadas.

As quatro instituições que receberam nível 4 são: Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (Fundino), de Jacarezinho; Faculdade Pequeno Príncipe (FPP), de Curitiba, Faculdade Adventista Paranaense, de Ivatuba; e a Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho (Faefija).

A pontuação delas variou de 308 a 353.

O índice

Para calcular o IGC, O Inep avalia os cursos de graduação e pós-graduação. Para os primeiros, leva-se em conta o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e para os outros, os programas de mestrado e doutorado, usa-se a nota da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

 
 Outras Notícias
» Alunos da rede estadual do Paraná representam quase 40% dos aprovados na UFPR
» Alunos da rede estadual do Paraná representam quase 40% dos aprovados na UFPR
» Capacitação aborda ações que favorecem a ressocialização
» Professores da rede estadual farão cursos especiais no Canadá
» Cursos do Família Paranaense somam 2.500 certificados
» Escolas estaduais vão receber o dobro do Fundo Rotativo
VER TODAS