Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Última Atualização do site:  

12/12/2017 08:24:10

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Consumidor
 
Declaração anual de quitação de débitos deve ser enviada aos consumidores neste mês
 
23/05/2017
Fonte: AEN - PR

O Procon-PR informa aos consumidores que neste mês de maio devem receber a declaração anual de quitação de débitos. Ela abrangerá os meses de janeiro a dezembro de 2016, tendo como referência a data do vencimento da respectiva fatura. Somente os consumidores que quitarem todos os débitos relativos ao ano de referência terão direito à declaração de quitação anual.

A declaração deve ser fornecida pelos prestadores de serviços contínuos - como água, energia elétrica, telefone, TV a cabo e planos de saúde. Alguns acrescentam uma mensagem na conta do mês, informando que não há débitos referentes ao ano anterior. 

A diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, explica que é uma obrigação das empresas públicas ou privadas emitir e encaminhar ao consumidor a declaração de quitação anual de débitos. 

De acordo com a lei nº 12.007, de 29 de julho de 2009, a declaração de quitação anual deve ser enviada ao consumidor no mês de maio do ano seguinte à quitação ou no mês posterior à completa quitação dos débitos do ano de referência. Deverá constar também a informação de que ela substitui, para a comprovação do cumprimento das obrigações do consumidor, as quitações dos faturamentos mensais dos débitos do ano a que se refere e dos anos anteriores.

Caso o consumidor não tenha utilizado os serviços durante todos os meses do ano anterior, ou exista algum débito questionado judicialmente, terá ele o direito à declaração de quitação dos meses em que houve faturamento dos débitos.

Se consumidor não receber a declaração de quitação de débitos dentro do prazo estipulado por lei, ele pode procurar o Procon do município.

 
 Outras Notícias
» Empresa russa quer instalar centros de irradiação no Paraná
» Movimentação no Corredor de Exportação cresce 129% em julho
» Fomento Paraná contrata mais de R$ 24 milhões em microcrédito
» Paraná terá até R$ 13,6 bilhões do Banco do Brasil para a safra 2017-2018
» Estado oferece incentivo a e-commerce e firma protocolos com varejistas
» Setor paranaense do vestuário tem retomada de produção e emprego
VER TODAS
 

Horário de atendimento das 8h às 11:30h e das 13:30h às 17h.

Avenida Marília, 1890 - Centro

MARILUZ - Paraná | Cep: 87470-000

 

 (44) 3534-1255

 camaramlz@hotmail.com